São José de Anchieta – Na festa, o santo magis

by Ronnaldhpublished on 27 de julho de 2023

O santo que desde jovem buscou o magis tantas vezes proferido e vivenciado por seu pai fundador, Santo Inácio de Loyola.

Na festa celebrada no dia 09 de junho de 2023 em Anchieta, no Santuário Nacional dedicado a ele, milhares de fiéis recordaram a necessidade de ser mais para os demais ainda hoje e que novos métodos se fazem essenciais para a nova evangelização.

O secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil recordou ainda que o santo continua a inspirar, sobretudo a juventude, por ter sido alguém que soube fazer uma escolha desde cedo e foi fiel até o fim.

A seguir

A capital da Paraíba tornou-se centro da unidade inaciana, ao reunir os secretários da Rede de espiritualidade, e MAGIS BRASIL para o diálogo e a partilha de projetos, ações e necessidades locais. O encontro que durou pouco mais de uma hora e meia possibilitou a escuta atenta, propositiva e acolhedora de ramos como Fé e alegria, Instituto Humanitas, MEJ, leigos atuantes na pastoral paroquial e CVX. No final, os jovens presentes tiveram um encontro pessoal com o secretário para juventudes e vocações. De forma dinâmica, um conhecimento mutuo foi realizado Iniciativas como essa contribuem em peso para a vivencia da sinodalidade para a missão sonhada e vivênciada por Santo Inácio de Loyola

Dois eventos, uma intenção: ser mais para os demais!

No Espírito Santo a juventude inaciana é viva por meio da Rede Diakonia, de paróquias, santuários e capelanias.

A Rede Inaciana de Juventude, em sua missão de acompanhar as juventudes, coloca-se em missão partilhada com as demais frentes apostólicas da Companhia de Jesus para mais amar e servir as juventudes

O magis inaciano nos ajuda a ser sempre mais para e com os demais. Foi o que aconteceu no Santuário Nacional dedicado a São José de Anchieta no Espírito Santo. Crianças, jovens, adultos e idosos dedicaram-se a construção dos tapetes de Corpus Chisti, preparando da melhor forma possível para que o Senhor que José de Achieta quis ser Companheiro pudesse passar. A entrega, fidelidade e fé do povo contribuiu para que a celebração ao final do dia pudesse ser fechada com chave de ouro. A síntese? Amor e compromisso, com as vocações e com todo o povo de Deus.
Os últimos votos na vida de um jesuíta significam a conclusão de toda a sua longa trajetória de formação e sua incorporação definitiva no corpo apostólico da Companhia de Jesus. Além dos três conselhos evangélicos, isto é, castidade, pobreza e obediência, os jesuítas que são aprovados para este grau são chamados a realizar o quarto voto, o de obediência especial ao Papa no que se refere às missões. A Festa litúrgica de São Luís Gonzaga teve outro tom este ano na Paróquia dedicada ao Santo na capital paulista: a profissão dos últimos votos do Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Edson Tomé Pacheco, SI. Presidida pelo Coordenador do Núcleo Apostólico, padre Contieri, SJ, a celebração foi transmitida pelo canal do YouTube Jesuitas Brasil e MAGIS BRASIl.

O junho verde está só começando! Ao longo desse mês te convidamos a assumir alguns compromissos pela Casa Comum e para começar queremos propor um roteiro de inserção socioambiental para você realizar junto com seu grupo. Assista o vídeo e confira!

Seja o primeiro a comentar “São José de Anchieta – Na festa, o santo magis”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não há comentários.