youtube.com/watch?v=5F3WEHyf1mY&t=10s

MAGIS Brasil e Rede de Espiritualidade se encontram com leigos em João Pessoa (PB)

by Ronnaldhpublished on 27 de julho de 2023

A capital da Paraíba tornou-se centro da unidade inaciana, ao reunir os secretários da Rede de espiritualidade, e MAGIS BRASIL para o diálogo e a partilha de projetos, ações e necessidades locais.

O encontro que durou pouco mais de uma hora e meia possibilitou a escuta atenta, propositiva e acolhedora de ramos como Fé e alegria, Instituto Humanitas, MEJ, leigos atuantes na pastoral paroquial e CVX.

No final, os jovens presentes tiveram um encontro pessoal com o secretário para juventudes e vocações.

De forma dinâmica, um conhecimento mutuo foi realizado Iniciativas como essa contribuem em peso para a vivencia da sinodalidade para a missão sonhada e vivênciada por Santo Inácio de Loyola

A seguir

O magis inaciano nos ajuda a ser sempre mais para e com os demais. Foi o que aconteceu no Santuário Nacional dedicado a São José de Anchieta no Espírito Santo. Crianças, jovens, adultos e idosos dedicaram-se a construção dos tapetes de Corpus Chisti, preparando da melhor forma possível para que o Senhor que José de Achieta quis ser Companheiro pudesse passar. A entrega, fidelidade e fé do povo contribuiu para que a celebração ao final do dia pudesse ser fechada com chave de ouro. A síntese? Amor e compromisso, com as vocações e com todo o povo de Deus.

O junho verde está só começando! Ao longo desse mês te convidamos a assumir alguns compromissos pela Casa Comum e para começar queremos propor um roteiro de inserção socioambiental para você realizar junto com seu grupo. Assista o vídeo e confira!

Com o lema sacerdotal retirado de livro de Mateus, "Felizes os que promovem a paz porque serão chamados filhos de Deus", diácono Jucélio de Oliveira, SJ, foi ordenado presbítero da Igreja a partir do carisma de Santo Inácio de Loyola. O jesuíta após percorrer um intenso e profundo caminho de formação e discernimento vocacional, dá mais um passo em sua resposta generosa a favor dos demais. Promotor da paz, filho de Deus, o agora padre Jucélio de Oliveira, SJ quer viver a máxima de seu fundador, transmitindo a partir da vida o dito "em tudo amar e servir!".

A Igreja Católica com seus diversos carismas e frentes apostólicas há muitos anos é reconhecida como a maior instituição de caridade do mundo. Visando o mandato de Jesus “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância, milhares de batizados dedicam-se diariamente ao fortalecimento da dignidade humana em todo o mundo. A Capital brasileira foi palco durante toda a semana da Coalizão dos Religiosos das Nações unidas pela Justiça. Cerca de 190 pessoas entre leigos, consagrados e religiosos provenientes de várias localidades do país, assim como dos Estados Unidos, Colômbia, Equador e Indonésia participaram de discussões acerca da fome, desigualdade social e violência. O diálogo para a dignidade humana motivou os presentes para um clima de sinodalidade e o tema da desigualdade levantado pela maioria serão discutidos em esferas locais nacionais e mundiais. A reflexão realizada aqui será encaminhada a ONU. Conferências, orações, partilhas de grupos e reflexões fizeram parte da programação que contribuiu para a assertividade das prioridades assumidas pelos religiosos. No querer continuo de em tudo amar e servir a comissão do encontro enviará uma carta a toda a América Latina e Caribe incentivando ações locais partindo de cada carisma, de cada diocese, de cada cristão.

O santo que desde jovem buscou o magis tantas vezes proferido e vivenciado por seu pai fundador, Santo Inácio de Loyola. Na festa celebrada no dia 09 de junho de 2023 em Anchieta, no Santuário Nacional dedicado a ele, milhares de fiéis recordaram a necessidade de ser mais para os demais ainda hoje e que novos métodos se fazem essenciais para a nova evangelização. O secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil recordou ainda que o santo continua a inspirar, sobretudo a juventude, por ter sido alguém que soube fazer uma escolha desde cedo e foi fiel até o fim.
Jesuítas envolvidos com a missão juvenil da Rede Inaciana de Juventude - MAGIS BRASIL, participaram do primeiro Seminário Vocacional do Brasil, a partir do Terceiro ano vocacional promovido para Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Atuando em Centros de Juventude, paróquias, pastorais universitárias, Espaços MAGIS e educação, a delegação de Companheiros de Jesus percebeu cada vez mais a necessidade de se trabalhar uma cultura vocacional que não desassocia juventude e vocação, como também o trabalho conjunto em prol das vocações. O encontro realizado no Mosteiro de Itaici em Indaiatuba (SP), casa jesuíta, oportunizou reflexão e sentido de pertença, para uma realidade e necessidade eclesial que parte de uma terra carismaticamente inaciana.
Seja o primeiro a comentar “MAGIS Brasil e Rede de Espiritualidade se encontram com leigos em João Pessoa (PB)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não há comentários.