MAGIS BRASIL ESTÁ PRESENTE NO ENCONTRO DA PAAM
Acontece em Manaus/AM nesta semana o encontro da Preferência Apostólica Amazônica e conta com a presença de diversos jesuítas, religiosos, leigos e leigas comprometidos com a sociedade local. A Refe Inaciana de juventude se faz presente na ocasião para trazer pautas relacionados aos jovens e contribuir nas reflexões para o próximo sexênio.
A seguir
Vídeos Relacionados
Em visita ao sul e sudeste do Brasil, os monges que vivem nas Comunidades Taizé de Alagoinhas (BA) e na França visitaram diversos espaços religiosos para conhecerem a realidade local, dialogar com as Igrejas e conhecendo os desafios e esperanças, construir pontes.
A Articulação em rede entre MAGIS BRASIL, por meio do Centro MAGIS Anchietanum e Paróquia São Luís Gonzaga, com o apoio da Casa da Reconciliação, propôs experiências concretas junto dos jovens e demais fiéis a partir da espiritualidade nascida na França em meio a II Guerra Mundial.
Contatos que geram frutos
A Articulação em rede começou a partir do contato direto com o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil e diretor do Centro MAGIS Anchietanum, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ. Através de diálogos e parcerias, a Paróquia São Luís Gonzaga abriu novamente as portas para as ações de espiritualidade de Taizé, fortalecendo o caminho para a partilha, formações, diálogos e vivências espirituais entre ambos.
No sábado, 22, no Centro MAGIS Anchietanum, cerca de 55 pessoas entre jovens e fiéis de diversas partes do Estado participaram da formação intitulada “O diálogo do Belo e da espiritualidade num mundo pós-moderno”, onde a partir da lógica da espiritualidade de Taizé os monges abordaram um novo modo de ser no mundo.
“Já havia participado da Jornada da Confiança seguindo a espiritualidade de Taizé. Quando soube que haveria um encontro em São Paulo com os irmãos de Taizé, senti a necessidade de vivenciar esse momento novamente, essa espiritualidade libertadora”, afirma Rodrigo Crivelaro de Santa Bárbara d’Oeste (SP).
O Lucenário Pascal
À noite, a atividade vivida ao longo do dia foi coroada na Paróquia São Luís Gonzaga na Avenida Paulista, localização privilegiada da capital.
O Lucenário Pascal, celebração com refrões meditativos, proclamação do Evangelho e momentos de silêncio, contou com a presença de mais de 120 pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciar os frutos da parceria entre a Rede Inaciana de Juventude e Rede Inaciana de Paróquias.
Para Paula Melo que veio de Diadema (SP) a espiritualidade de Taizé e inaciana conjugam bem em sua vida. “Conhecer Taizé foi algo muito marcante porque é ecumênico e envolve diversas religiosidades dos jovens. Isso marca muito a minha vida. Unir isso à espiritualidade inaciana pra mim é manter a vida cotidiana em exercício e oração com a diversidade que temos hoje na sociedade”, destaca a participante e colaboradora do Centro MAGIS Anchietanum.
Ecumenismo e Reconciliação
Todo o processo foi construído junto com o movimento ecumênico da Arquidiocese de São Paulo representado pela Casa da Reconciliação que teve seus membros participando das duas atividades no sábado. Já na segunda-feira (24) os monges estiveram na Casa para uma roda de conversa intitulada “Diálogo Ecumênico e Espiritualidade de Taizé”.
Após esses encontros e visitas a espaços ortodoxos e anglicanos os monges partirão para Curitiba e Porto Alegre no sul do Brasil.
A Igreja Católica com seus diversos carismas e frentes apostólicas há muitos anos é reconhecida como a maior instituição de caridade do mundo. Visando o mandato de Jesus “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância, milhares de batizados dedicam-se diariamente ao fortalecimento da dignidade humana em todo o mundo. A Capital brasileira foi palco durante toda a semana da Coalizão dos Religiosos das Nações unidas pela Justiça. Cerca de 190 pessoas entre leigos, consagrados e religiosos provenientes de várias localidades do país, assim como dos Estados Unidos, Colômbia, Equador e Indonésia participaram de discussões acerca da fome, desigualdade social e violência. O diálogo para a dignidade humana motivou os presentes para um clima de sinodalidade e o tema da desigualdade levantado pela maioria serão discutidos em esferas locais nacionais e mundiais. A reflexão realizada aqui será encaminhada a ONU. Conferências, orações, partilhas de grupos e reflexões fizeram parte da programação que contribuiu para a assertividade das prioridades assumidas pelos religiosos. No querer continuo de em tudo amar e servir a comissão do encontro enviará uma carta a toda a América Latina e Caribe incentivando ações locais partindo de cada carisma, de cada diocese, de cada cristão.
Dois eventos, uma intenção: ser mais para os demais!
No Espírito Santo a juventude inaciana é viva por meio da Rede Diakonia, de paróquias, santuários e capelanias.
A Rede Inaciana de Juventude, em sua missão de acompanhar as juventudes, coloca-se em missão partilhada com as demais frentes apostólicas da Companhia de Jesus para mais amar e servir as juventudes
Ainda não há comentários.